10 curiosidades sobre Paris que você precisa conhecer

Salut à tous. Acho super importante conhecer um pouco mais do lugar que vamos visitar antes mesmo de visitá-lo, não é verdade? Então, compartilho com vocês 10 curiosidades/informações sobre Paris para vocês aproveitarem ainda mais a Cidade Luz. Essas curiosidades e informações valem tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes na cidade do amor, afinal conhecimento nunca é demais. Vamos lá!

1 Um pouco de história: A cidade medieval de Paris foi fundada na Ile de la Cité, quando a tribo gaulesa Parisii se estabeleceu em cerca de 250 aC. A região era rica em peixe e carne de caça. Lutécia (em latim: Lutetia) é o antigo nome da cidade de Paris. Esse nome foi dado à cidade pelos romanos, pois quando ali chegaram, não passava de uma vila de pescadores que viviam do rio Sena. Como o rio cobria a vila ao encher e deixava tudo coberto de lama ao secar, deram à cidade o nome Lutécia (Lutèce, em francês), que significa “lama” em latim. Logo depois passou a se chamar Paris em homenagem a tribo gaulesa Parisii.

2 É em frente a fachada principal de uma das catedrais em estilo gótico mais antigas da França, a Catedral de Notre Dame de Paris, localizada na praça Parvis, que se encontra a placa de bronze representando o ponto zero de todas as estradas francesas. Segundo a lenda quem pisa no Ponto Zero sempre volta por aqui. Então já sabem: não esqueçam de pisar no ponto zero que fica em frente a Catedral de Notre Dame! Lembrando que a Catedral teve sua construção iniciada no ano de 1163 e é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), ela fica na pequena ilha Île de la Cité, cercada pelas águas do Rio Sena.

3 A Pont des Arts foi a primeira passarela construída em Paris, entre 1801 e 1804 essencialmente para pedestres. E ficou super conhecida mundialmente, pois os casais apaixonados deixavam seus cadeados com as suas iniciais gravadas.  Os cadeados ficaram conhecidos como cadeados do amor. Entretanto, em junho de 2015, a prefeitura de Paris retirou todos os cadeados da Pont des Arts. Motivo: Segurança, pois vários barcos passam por baixo da ponte e com o peso dos cadeados a ponte poderia ceder a qualquer momento. Na verdade uma pequena parte da ponte acabou cedendo mesmo, felizmente não aconteceu nenhum acidente. A título de informação cerca de 1 milhão de cadeados pesando 45 toneladas foram retirados da ponte no dia 1 de junho de 2015.

4 Para quem gosta de lindas vistas, da Basílica de Sacré Coeur (Sagrado Coração) tem-se uma das visões mais privilegiadas de Paris, sendo possível ver a cidade de uma distancia de até 50 quilômetros. A Basílica está localizada no ponto mais alto de Paris, no topo do monte Martre, no bairro de Montmartre, o bairro mais charmoso de Paris. Lembrando que a Basílica é branca pois foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne.

5 O Arco do Triunfo foi construído por ordem de Napoleão, os 50 metros de altura por 45 de largura do Arco do Triunfo, em Paris, levaram quase trinta anos para ficarem prontos, de 1809 a 1836. A ideia era que os soldados do Exército republicano voltassem para suas casas passando por um arco que representasse sua vitória. Lembrando que o Arco do Triunfo é considerado um dos maiores arcos do mundo e lá de cima você tem uma vista incrível da cidade, porém para subi-lo você precisa encarar a escada tipo caracol com 284 degraus. Nada de preguiça, pois essa subida vale a pena mesmo.  

6 Detalhe da cúpula das Galeries Lafayette em Paris, durante este verão (jul/16). É a maior loja de departamento da cidade reúne grandes marcas nacionais e internacionais. E vale lembrar que as Galeries oferecem um terraço para desfrutar de uma vista linda da cidade, para acessar o terraço é só subir todas as escadas rolantes até o último andar e pronto. O acesso ao terraço é gratuito, mas durante o verão você pode tomar um copo no bar montado no terraço.

 

Louvre

7 O Museu do Louvre é o maior museu de Paris e possui as mais importantes coleções do mundo. Sem contar que é também o museu mais visitado do mundo. Antes de ser um museu ele era um palácio real. Hoje abriga quadros como a Mona Lisa de Da Vinci e estátuas como a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia. E segundo a lenda, se você gastar 2 segundos em cada obra do Louvre, você vai levar apenas 8 meses para ver todas as obras do museu, só daí já podemos imaginar a quantidade de obras deste museu.

 

8 Em um passeio de barco pelo Sena você vai aprender muito mais da história de Paris através das suas pontes, por exemplo, a Pont Alexandre III, sem dúvidas é a mais bonita delas, foi inaugurada para a Exposição Universal de Paris de 1900, quando surgiu também a primeira linha de metrô da cidade. A ponte é considerada uma das pontes mais ornamentadas e extravagantes de Paris. Está classificada como um Monumento histórico francês e faz parte do conjunto arquitetônico formado pelo Grand Palais ePetit Palais.

Créditos Olivier Wong Instagram @wonguy974

Créditos Olivier Wong Instagram @wonguy974

 

9 Considerada como a mais bela avenida de Paris, a Champs-Elysées ( em português, Avenida Campos Elísios) liga o Obelisco da Place de la Concorde até a Place Charles de Gaule, onde está o Arco do Triunfo. Com os seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia, a Avenue des Champs-Élysées é uma das mais famosas avenidas do mundo e com aluguéis que chegam a € 1,1 milhão (USD 1,5 milhão) por ano, por 92,9 metros quadrados de espaço, ela continua a ser a segunda avenida mais cara em imóveis em toda a Europa, tendo sido recentemente (em 2010) ultrapassada pela Bond Street, em Londres.

10 A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de 1889, celebrando o centenário da Revolução Francesa (1789). Mas o que foi a Exposição Universal de 1889? Foi uma exposição que aconteceu em Paris de 6 de maio até 31 de outubro daquele ano. A exposição cobria uma área total de 0.96km² e o seu símbolo principal era a Torre Eiffel que servia de entrada para a exposição. Cerca de 28 000 000 pessoas visitaram a exposição, que incluía também o Palácio de Belas Artes e o Palácio das Artes Liberais. Casas chinesas, templos maias, pavilhões indianos, mesquitas e inúmeros pavilhões de colônias e países do mundo deleitavam os olhares dos visitantes.

Espero que tenham gostado dessas 10 curiosidades/informações sobre a cidade luz. Lembrando que em breve vamos começar o novo projeto da página: aulas de francês de graça direto de Paris, porque melhor do que viajar pra Paris é viajar falando o francês, então caso queiram participar se inscrevam no nosso canal no youtube> inscreva-se aqui . Estamos preparando todo o material para começar. Assim que estiver tudo pronto entraremos em contato com todos os interessados. Merci à tous et à bientôt!


Ganhe tempo evitando as filas enormes, compre aqui o seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas de Paris. Você vai receber o seu ingresso diretamente por email.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *