3 excelentes motivos para você querer morar e estudar na França

Nem precisa falar em arte, historia, cultura, gastronomia. Isso todo mundo já conhece. Na verdade são diversos motivos para você querer morar e estudar na França. Se você ainda não se convenceu de que a França é o melhor destino para realizar seus estudos no exterior, veja abaixo apenas 3 dos vários motivos que podem te ajudar a se decidir.

1) A qualidade do ensino superior francês

A excelência do ensino superior francês é mundialmente conhecida. Apesar do aumento da competitividade de universidades de diversas regiões nos últimos anos, as universidades francesas sempre são bem avaliadas nos rankings internacionais. De acordo com ranking de Shanghai, por exemplo, a Université Pierre et Marie Curie, renomada no campo científico e na área das ciências médicas, está entre as 6 melhores universidades da Europa. Dentre as melhores escolas de comércio da Europa, a França ocupa a 1ª posição, conforme classificação do Financial Times.

Atualmente, existem 83 universidades públicas na França, as quais oferecem um ensino de alto nível por um custo relativamente baixo quando comparado com o das formações preparadas em outros países (aprox. 190 € por ano para Licence e aprox. 260 € por ano para Master). Essa é a principal vantagem que somente o ensino superior francês pode oferecer: formações de qualidade e financeiramente acessíveis. Isso só é possível porque, a cada ano, a França investe massivamente em ensino e pesquisa, destinando mais de 20% dos recursos do orçamento nacional à Educação.

2) Abertura internacional do ensino superior

A França é um dos países que mais recebem estudantes no mundo. Depois dos Estados Unidos (535.000) e da Grã-Bretanha (340.000), a França acolhe cerca de 280.000 estudantes por ano, o que representa 12% do efetivo total de estudantes em mobilidade internacional. Tal atratividade é reforçada pelo fato de a França adotar uma política de igualdade de tratamento entre estudantes franceses e estrangeiros. Todos os estudantes podem desfrutar dos mesmos benefícios sociais concedidos pelo Estado francês (seguro saúde, auxílio moradia e reduções no transporte), independente de sua nacionalidade.

bolsas de estudos para brasileiros na França

3) A qualidade de vida e cultura francesa contemporânea

Viver na França significa ter à sua disposição o melhor sistema de saúde do mundo, segundo classificação da Organização Mundial da Saúde. Graças a um sistema amplo e eficaz, os franceses apresentam um dos mais altos índices de expectativa de vida (77 anos para os homens, 84 para mulheres). Além disso, gozam de um regime de trabalho de 35 horas semanais, o que lhes permite dedicar muitas horas a diversas atividades de lazer, esporte, cultura e arte, assim como apreciar a sua renomada gastronomia, classificada como patrimônio cultural imaterial pela UNESCO.

Como a França faz fronteira com 9 países da Europa e dispõe de uma importante rede de transporte ferroviário e aéreo, além de morar em um país central onde acontecem importantes eventos e conferências internacionais, o estudante terá a oportunidade de conhecer as principais cidades europeias do chamado Espaço Schengen com somente um visto.

Por fim, estudar na França é a ocasião de aprender ou aperfeiçoar o francês, língua mais estudada depois do inglês e falada por mais de 250 milhões de pessoas. Pois é, só esses 3 motivos já são o suficiente para provar que a França é mesmo uma mãe. E pensando justamente nos amigos do blog que querem aprender um pouco mais de francês temos uma novidade: Vamos tentar ajudá-los com o novo projeto da página que está prestes a começar: aulas de francês de graça direto de Paris, então caso queira participar se inscreva no nosso canal no youtube> se inscreva aqui . Em breve, vamos explicar como vai ser o curso. A intenção é ajudar quem precisa aprender o francês. Merci à tous et à bientôt!

Outra informação importante que é válido ressaltar: Todo procedimento do visto francês você deve fazer pelo site do Campus France Brasil para quem ainda não sabe o Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. Presente em mais de 80 países, foi implantado no Brasil em 1998. Todo o processo de visto estudantil para a França deve ser feito diretamente com eles.

 

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *