5 excelentes motivos para aprender o francês

Aprender o francês é sem dúvidas um grande investimento em todas as áreas de nossa vida. Seja na profissional, pessoal ou acadêmica, em todas elas vamos ganhar muito com o aprendizado desse lindo idioma. Conseguir um bom emprego, viajar sem medo de ser feliz pela França (ou em qualquer outro país francofone) ou estudar em uma das melhores universidades francesas, tudo isso é possível para quem fala esse lindo idioma. Sem contar que o francês é um dos idiomas mais importantes na comunicação e nas relações internacionais em todo o mundo. Então para quem tem interesse em trabalhar em grandes organizações internacionais como a ONU, Unesco e etc, falar francês é mais que essencial. Pensando nisso, vamos compartilhar com vocês 5 excelentes motivos para você se interessar de verdade pelo aprendizado da língua francesa.

1 Comunicação a nível mundial

Hoje são mais de 274 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo todo que falam o francês, dessas 212 milhões falam o francês diariamente.
80 Estados e Governos adotam o francês como idioma oficial ou alternativa e fazem parte da OIF (Organização Internacional da Francofonia). É o 9º idioma mais falado do mundo. 3º idioma de negócios do mundo. Vale lembrar que o francês é ensinado em todos os países do mundo, o que acontece apenas com o inglês. Além do mais, cerca de 200 milhões de pessoas aprendem francês como língua estrangeira, o que faz dela a segunda língua mais ensinada no mundo seguida do inglês. Há comunidades francófonas em 56 países e territórios. Então, falar o francês é ter a chance de se comunicar sem medo em qualquer lugar do mundo. Outra nota importante: o francês hoje é o segundo idioma mais usado na internet.

2 Vida acadêmica & profissional

Quando você aprende o francês você acaba melhorando o seu inglês, ou acaba facilitando o seu aprendizado do inglês também, pois boa parte do vocabulário inglês vem do francês. Quando você estuda o francês você tem facilidade em compreender vários vocabulários técnicos referentes a vários temas, tais como: Justiça, Política, História, Artes, Gastronomia e etc. O que facilita bastante a nossa vida acadêmica com pesquisas e etc. Sem falar que o francês estimula a memória e as funções cerebrais, o que acaba por favorecer o pensamento criativo e crítico, graças a sua lógica cartesiana. Então, investir no aprendizado do francês é ter a certeza de um ótimo investimento no campo acadêmico e profissional.

3 Facilidade no aprendizado de outros idiomas

Essa é uma boa notícia para nós que falamos o português: o francês é um dos idiomas que requer menos horas de formação até atingir um bom nível de proficiência, caso você já tenha conhecimentos de inglês o aprendizado é ainda mais rápido. Segundo o Defese Language Institute, para um aprendiz adulto são necessárias cerca de 720 horas de estudo para atingir o nível avançado, enquanto que para o aprendizado básico de árabe, chinês, japonês e coreano são cerca de 1000 horas de estudo. Sem contar que para nós, falantes do português, e para quem fala espanhol e italiano, o francês se torna um pouco mais fácil, uma vez que temos as mesmas raízes: o latim do Império Romano.

4 Bolsas de Estudo no exterior & Investimento de Carreira

Como já explicamos acima, quando aprendemos o francês acabamos por facilitar o aprendizado de outros idiomas. E já com um bom nível do idioma podemos concorrer a bolsas de estudos no exterior. Aqui na França existem várias bolsas de estudos para brasileiros, porém todas exigem um bom conhecimento da língua, geralmente o candidato precisa ter no mínimo o nível B2 (nível intermediário) e um bom histórico escolar. Sem contar que ter um diploma em uma renomada universidade francesa é, sem dúvidas, um grande investimento de carreira.

5 Compreender melhor o mundo e a sua diversidade cultural

Aprender o francês significa aprender a compreender melhor a diversidade cultural do mundo. O aprendizado desta língua nos ajuda a evoluir mentalmente. Você se torna uma pessoa de mente aberta e muito mais disponível tanto a nível pessoal, quanto profissional. Depois do aprendizado do idioma você já quer fazer a diferença no mundo e começar a trabalhar em grandes organizações internacionais como a ONU, a Unesco, a Anistia Internacional, ou então ser Diplomata. Lembrando que o francês é o idioma oficial em todas as agências das Nações Unidas e em grande número de organizações internacionais.

Voilà! Espero que tenham gostado dos 5 motivos para aprender esse idioma lindo.E então, quais são as suas motivações para o aprendizado da língua francesa? P.S: Pensando justamente nos amigos do blog que querem aprender um pouco mais de francês temos uma novidade: Vamos tentar ajudá-los com o novo projeto da página que está prestes a começar: aulas de francês de graça direto de Paris, então caso você queira participar inscreva-se no nosso canal no youtube> inscreva-se aqui . Em breve, vamos entrar em contato com todos os interessados. A intenção é ajudar quem precisa aprender o francês.  Merci à tous et à bientôt!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *