Vida de Estudante

Brasileiros podem se candidatar a mais de 200 bolsas de estudos na França

bolsas de estudos para brasileiros na França
bolsas de estudos para brasileiros na França

Essa dica é para quem quer estudar fora e ainda não tem dinheiro para realizar esse sonho. Como eu sempre falo, a França é uma mãe e como mãe oferece muitas coisas boas para os seus filhos, como por exemplo, bolsas de estudos para franceses e também para brasileiros. Então para quem realmente quer vencer na vida vale tentar uma bolsa de estudos na França. Vale lembrar que é fundamental ter um bom nível de francês para conseguir uma bolsa de estudos por aqui. E um detalhe importante: a cada 3 estudantes que escolhem fazer os seus estudos na França,  1 fica definitivamente no país.  Um sonho mais que perfeito, não é mesmo?

Para encontrar informações sobre as bolsas, visite o site do Campus France Brasil, agência do governo francês para promoção do ensino superior na França. O Campus France desenvolveu uma ferramenta de busca para estudantes estrangeiros – basta indicar sua nacionalidade, área e nível de estudos.

A ferramenta possui informações sobre bolsas oferecidas pelos governos francês e de regiões francesas, pela União Europeia e pelo governo brasileiro, além de programas desenvolvidos por organizações internacionais não-governamentais e também instituições de ensino. Cada bolsa tem critérios específicos, que são informados nos editais.

Para quem procura opções de graduação e pós-graduação, é importante saber que, mesmo sem bolsa, estudar na França pode ser mais barato. Não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam a mesma taxa de matrícula que os franceses.

Todas as universidades são públicas e têm o mesmo nível de qualidade. O governo francês toma a seu cargo 90% do custo do ensino.

Só lembrando que o anuidade das Universidades francesas é de 200 a 400 euros. Escolas de Engenharia 600 euros. Escolas de Arquitetura 400 a 900 euros. Escolas privadas 5.000 a 12.000 euros.

Os estudantes contam ainda com a possibilidade de morar em residências universitárias, a preços mais baixos, e podem pedir auxílio-moradia ao governo.

Mais informações pelo site do Campus France Brasil para quem ainda não sabe o Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. Presente em mais de 80 países, foi implantado no Brasil em 1998. Todo o processo de visto estudantil para a França deve ser feito diretamente com eles.

Pensando justamente nos amigos do blog que querem aprender um pouco mais de francês temos uma novidade: Vamos tentar ajudá-los com o novo projeto da página que está prestes a começar: aulas de francês de graça direto de Paris, então caso queira participar se inscreva no nosso canal no youtube> se inscreva aqui . Em breve, vamos explicar como vai ser o curso. A intenção é ajudar quem precisa aprender o francês. Merci à tous et à bientôt!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *