Vida de Estudante

Dicas: Francês Básico para Viagens

francês para viagens
francês básico para viagens

Vamos começar o francês básico para viagens com a parte fundamental do início de qualquer conversa. Então, como cumprimentar em francês? Vamos lá:

Bom dia é bonjour. Bon = bom + jour = dia. Como se pronuncia em português: Bomjurrr puxando o R no final. As parisienses falam Bonjourrrrrrr. Parece que você está ouvindo vários rrrrrr juntos. Mas não precisa fazer charme, apenas fale bomjour arranhando o r no final e ponto. Vale lembrar que educação é fundamental aqui na França, ou seja, você vai precisar falar sempre. Porém você só fala 1 vez por pessoa, no começo do dia, por exemplo, se você encontrar com a pessoa várias vezes no mesmo dia não precisa repetir, aquele bonjour do começo do dia vale.

Mostre sua educação ao começar qualquer tipo de conversa, principalmente se você for pedir alguma informação. O bonjour é usado o dia inteiro até quase 19h. E para ser ainda mais educado no seu início de conversa, ser for uma mulher fale “Bonjour Madame”, a pronúncia do Madame é Madame com um “e” bem fraco no final, quase você não consegue ouvir o ‘e’. E se for um homem fale Bonjour Monsieur, a pronúncia do Monsieur é Mêssiêê.

Vamos agora para o resto do dia: Boa noite é Bonsoir, que se pronuncia bonsuar. Você começa a utilizar à partir das 19h, mas caso a noite chegue mais cedo você já pode utilizá-lo desde que esteja escuro. É uma regra meio estranha. Às vezes, às 20h, eu falo bonsoir e a pessoa me responde bonjour. (rs) E o boa noite para desejar uma noite agradável é bonne soirée, se pronuncia bone suarêê. E o boa noite antes de ir dormir é bonne nuit, se pronuncia bone nuí.

Depois de falar bonjour ou bonsoir para começar a pedir uma informação você precisa falar: desculpe ou com licença. Afinal, você não conhece a pessoa. Então tem que agir com educação para que ela possa te ajudar. Vamos lá. Desculpe é pardon, a pronúncia do pardon é parrdom. E o com licença é Excusez-moi, a pronúncia é excuzê moá, fale bem o ZÊ para mostrar que você está usando o vous (2ª pessoa do plural), pois é assim que se fala com alguém que você não conhece ou não tem intimidade aqui na França, sempre na 2ª pessoa do plural. Isso mostra o grau de educação/respeito. Podemos falar na 2ª pessoa do singular (tu) só com amigos e familiares. Se você falar tu com algum desconhecido corre o risco de levar uma super chamada do tipo: eu te conheço? Me respeite. Então cuidado!

Por hoje é só, espero que tenham gostado. Se você quer mais dicas e aprender um pouco mais de francês com a gente, temos uma novidade: Vamos tentar ajudá-los com o novo projeto da página que está prestes a começar: aulas de francês de graça direto de Paris, então caso queira participar se inscreva no nosso canal no youtube> se inscreva aqui . Merci à tous et à bientôt!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *