França obriga supermercados a doarem alimentos desperdiçados para instituições de caridade!

França contra o desperdício
França contra o desperdício

É muito comum encontrar nas caçambas de lixo de supermercados do mundo inteiro produtos em bom estado para o consumo humano. O desperdício de itens que poderiam alimentar milhares de pessoas que passam fome é um dos maiores problemas da atualidade. Porém, uma lei promulgada na França parece apontar uma solução.

A nova lei exige que todas as sobras de alimentos em supermercados com mais de 400 metros quadrados sejam doadas para instituições de caridade ou usadas para alimentar animais, proibindo o desperdício. Caso não seja cumprida, a lei prevê multa de 75 mil euros e dois anos de prisão.

Segundo a Féderation Du Commerce ET de La Distribution (Federação do Comércio e Distribuição), os grandes supermercados são responsáveis por 5% do desperdício total de alimentos na França.

Na Europa, a Alemanha lançou em 2012 a campanha, “boa demais para o lixo“, e o país é pioneiro em “comida partilhada”, usando a Internet para distribuir produtos ainda em boas condições e recobrados do varejo.

É prática comum na França supermercados jogarem alvejante em suas latas de lixo para destruir os alimentos e impedir que sejam recolhidos pelos pobres, uma atitude “escandalosa”, disse o socialista Guillaume Garot, que apresentou a emenda. O governo francês vai incluir a questão do desperdício no currículo escolar, informa a Al Jazeera.

Que linda atitude do País que tem como um dos seus princípios a Fraternidade. Esperamos que todos os países do mundo copiem essa ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *