O prêmio de melhor baguette de Paris de 2017 vai para…

Foto da Prefeita de Paris Anne Hidalgo – Instagram @annehidalgo

Todos os anos Paris organiza um grande concurso para a escolha da melhor baguette da cidade e hoje foi o grande dia. Para a realização do concurso é designado um juri de profissionais juntamente com seis voluntários parisienses que tem como difícil missão escolher a melhor baguette da capital francesa.

O concurso é promovido desde 1994, pela a Prefeitura de Paris juntamente com a Chambre professionnelle des artisans boulangers-pâtissiers (CPABP).  Neste ano participaram mais de 200 profissionais e o resultado foi divulgado hoje à tarde mesmo. E o grande vencedor do concurso de 2017 é…

Sami Bouattour, da Boulangerie Brun, que fica localizada na rue de Tolbiac, n° 193, no 13ème arrondissement de Paris. Sami conquistou o juri deste ano com uma baguette crocante perfeitamente dentro das regras da arte da baguette, uma grande tradição francesa. Lembrando que Sami não é um principiante, ele ficou em 2° lugar no concurso de 2015.

O concurso é bem rigoroso, afinal a padaria vencedora tem como parte da premiação o privilégio de fornecer todos os dias, durante um ano inteiro, o Palácio do Elysée, que é – nada mais, nada menos – do que a casa do Presidente da República. Além disso, o vencedor ganha também 4 mil euros.

As baguettes são avaliadas segundo 5 critérios:

  1. la cuisson / o cozimento
  2. le goût / o sabor
  3. la mie / a migalha
  4. l’odeur / o cheiro
  5. l’aspect / a aparência

As baguettes devem seguir um padrão bem definido: Medir entre 55 e 70 cm et pesar entre 250 e 300 gramas e conter um teor de sal de 18 gramas por kg de farinha.

Deu pra ver o quanto o concurso é rigoroso. Agora é com vocês, quando vierem visitar Paris aproveitem para ir na Boulangerie Brun para provar a melhor baguette de Paris do ano de 2017. E pra quem já está em Paris, fica a dica de uma baguette para um ótimo café da manhã ou quem sabe um piquenique em algum dos lindos jardins da cidade do amor. 😉


Ganhe tempo evitando as filas enormes, compre aqui o seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas de Paris. Você vai receber o seu ingresso diretamente por email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *