Paris nossa de cada estação… Como é o clima em Paris em cada estação?

Salut les amis,

Nos últimos dias tenho recebido muitas perguntas sobre o clima em Paris, tudo via direct no Instagram, inclusive caso você tenha alguma pergunta segue o nosso insta e manda por direct também – Instagram Paris I Love You. Por isso, resolvi fazer esse artigo para responder todas as perguntas de uma única vez. Voilà!

Vamos conhecer um pouco da Paris de cada estação. Qual a temperatura e como se vestir? Vale lembrar que “o como se vestir” eu acredito que depende muito, por isso não levem como regra geral, pois caso você venha de uma região fria, você suporta tranquilamente o frio, eu, por exemplo, quando cheguei aqui com 18 graus eu sentia muito frio (rs), hoje com 18 graus eu ja estou suando, então posso afirmar que tudo é uma questão de tempo e adaptação.

Então, vamos la! As estações aqui em Paris são realmente bem definidas, as temperaturas variam muito e o ambiente também. Bem diferente da minha cidade no Brasil (Sao Luis do Maranhao), na qual temos apenas o verão, com chuva ou sem chuva.

Paris na Primavera (21/março a 21/junho)

Nem preciso dizer que é a minha estação favorita, não apenas pelo clima agradável, mas também pela beleza de cores e encantos em todo canto da cidade. Paris vira uma explosão de cores e isso ajuda até no humor das pessoas por aqui, tudo fica mais bonito, vivo e colorido. Os parques começam a reviver, os parisienses começam a sair de casa, os dias começam a ficar mais longos e o sol começa a durar um pouco mais, porém nunca esqueça de sair de casa com um guarda-chuva, pois na primavera sempre chove e chove bastante mesmo (infelizmente).

Primavera em Paris

Na primavera o clima fica bem mais agradável, mas no começo da estação ainda é bem frio, por isso não esqueça o casaco, a temperatura começa a mudar bem no meio da estação, com variações de 10-12° graus pela manha e a noite e de 20-25° graus durante o dia. Então fique de olho na variação de temperatura para escolher a roupa correta. Na primavera você ja pode deixar de lado os casacos pesados, porém guarde sempre um casaco mais leve. Dica para as mulheres: as botas pesadas também ja podem ser guardadas, na primavera você pode começar a usar tênis, sapatilhas e etc.

Fique de olho na temperatura média na Primavera:

Março: temperatura média entre 5°C e 13°C com 50 mm de chuva.
Abril: temperatura média entre 6°C e 16°C com 48mm de chuva.
Maio: temperatura média entre 10°C e 20°C com 60mm de chuva.

Paris no Verão (21/junho a 21/setembro)

Eu amo essa estação, porém tenho que dizer que o verão de 2017 esta bem estranho, com dias frios, cinzas e chuvosos. Entretanto, em regra geral, Paris no verão fica ainda mais linda e viva, com um sol lindo e um calor, por vezes insuportável, até pra quem é acostumado como eu. O sol se põe por volta das 21h e a cidade fica lotada todos os dias, pois todos os franceses saem de casa para atualizar a vitamina D. Este ano tivemos dias bem quentes, chegando a fazer 40° graus, porém a sensação térmica é abraçando o sol mesmo (Socorro!). Fundamental é se hidratar bastante durante este período.

Eu adoro o verão, pois é no verão que vários eventos acontecem na cidade, como o Paris Plage (a praia artificial de Paris montada nas margens do Rio Sena), o Cinema ao Ar livre (espalhado em vários cantos da cidade – o que mais gostei é o do Parc de la Villette). E o melhor, vários desses eventos são gratuitos! Esse ano temos também piscinas artificiais no Parc de la Villette. Enfim, no verão tem muita coisa legal pra fazer por aqui.

No verão você ja pode esquecer os casacos pesados. Todo mundo de shorts, blusas leves, sandálias, inclusive você pode ver por aqui vários franceses de havaianas (acho bem legal). Porém, nunca deixe de trazer aquele casaco leve (de segurança), pois nos últimos dias fez 10° graus e um friozinho bom, mas nada demais.

Fique de olho na temperatura média na Primavera:

Junho: temperatura média entre 12C e 23°C, com 53mm de chuva.
Julho: temperatura média entre 15,2°C e 24°C, com 58mm de chuva.
Agosto: temperatura média entre 14°C e 23,5°C, com 46mm de chuva.

Paris no Outono (21/setembro a 21/dezembro)

The winter is coming #GOTfeelings… O outono chegou e o clima em Paris vai ficando mais frio. Bem no inicio da estação você ainda tem dias longos, com temperaturas agradáveis, nem tao quente, nem tao frio. Uma das vantagens do outono é que a cidade fica tranquila, preciso dizer que o mês em que a cidade fica mesmo tranquila é o mês de agosto, durante o verão praticamente todos os parisienses viajam de ferias.

Lembrando que no outono é sempre igual, as folhas caem no quintal… (rs). A cidade vive uma verdadeira explosão de cores e vida. Nunca vi tanta beleza reunida em tons diferentes, folhas amarelas, laranjas e vermelhas (as mais bonitas). De fato é muita beleza reunida em uma única estação. Não esqueça daquele casaco de segurança, não precisa ser um casaco muito pesado como o do inverno, pois a temperatura durante esta estação é bem agradável, porém no inicio do mês de novembro começa a esfriar mais.

Fique de olho na temperatura média no Outono:

Setembro: temperatura média entre 12°C e 21°C com 55mm de chuva.
Outubro: temperatura média entre 8°C e 16°C com 50mm de chuva.
Novembro: temperatura média entre 5°C e 10°C com 51mm de chuva

Paris no inverno (21/dezembro a 21/março)

Champs para pedestres

The winter is here #GOTfeelings… O inverno chegou … Tenho que lembrar o meu primeiro inverno em Paris, onde eu usava 2 calças jeans, 3 casacos, ficava tremendo de frio e batia os queixos. Haha De fato foi um inverno rigoroso, porém como eu disse tudo é uma questão de tempo e adaptação. Hoje o inverno é normal, frio, bem frio, às vezes pode até nevar. E eu sempre torço para que neve por aqui… O engraçado é que chove bem menos do que na primavera, vai entender né?

Durante essa estação as arvores ficam nuas, a cidade ganha uma nova cara, é lindo de se ver. Eu ainda fico admirado como a cidade muda tanto de estação à estação. Os dias cinzas ainda me encantam, mas para alguns são dias tristes desses que não te deixam com vontade de fazer nada. Porém, durante o inverno temos dias de céu azul com um lindo sol, entretanto tenho que dizer por experiência própria: quanto mais o céu estiver azul e o sol bonito, mais estará fazendo frio, na verdade nesses dias de céu azul chega a congelar, eu ja ate postei na nossa pagina no facebook dizendo que nesses dias o SOL não cumpre o seu papel “sol”cial, nada de calor, apenas beleza e frio, muito frio. Então cuidado com a pegadinha, veja a temperatura antes de sair de casa.

Nesta estação você deve se proteger bem mesmo: casaco pesado e quente, cachecol, luvas e caso você sinta bastante frio mesmo (como eu no inicio da minha vida na França) é bom proteger a cabeça também com alguma toca, chapéu, etc. Uma dica de vida, um sapato quente e uma meia grossa ajuda bastante a se aquecer e um bom casaco e cachecol – são as armas contra o frio. Antes eu achava que o cachecol era apenas para dar um charme no look, porém depois que conheci o frio de verdade eu vi que quando você congela o pescoço o frio desce pela coluna e congela até a sua alma (rs), então se você protege bem o seu pescoço você consegue ficar quentinho mesmo, então nunca esqueça o cachecol, por favor. Ah e o mais correto é se vestir em camadas, para não passar frio na rua e nem ficar com calor dentro dos lugares aquecidos, porque aqui, às vezes, você sai de casa todo empacotado e quando chega nos lugares aquecidos tem que ficar tirando peças porque ficou super quente. Não é fácil pra ninguém…

Fique de olho na temperatura média no Inverno:

Dezembro: temperatura média entre 2°C e 7°C com 50mm de chuva.
Janeiro: temperatura média entre 1°C e 6°C com 56mm de chuva.
Fevereiro: temperatura média entre 1°C e 7°C com 46mm de chuva.

Para ver como será o dia durante sua visita à Paris visite o site Meteo Paris

Caso você precise de alguma informação extra mande direct via instagram que eu respondo com prazer. Espero ter ajudado. Merci beaucoup e até o próximo post ! Att, Erlon.


Ganhe tempo evitando as filas enormes, compre aqui o seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas de Paris. Você vai receber o seu ingresso diretamente por email.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *