Uma baleia foi encontrada na beira do Rio Sena em Paris

Salut les amis.  Quando eu digo que em Paris a gente vê de tudo, ninguém acredita…

Pois é… ontem, sexta-feira, dia 21 de julho, inúmeros parisienses e turistas ficaram surpresos com a descoberta de uma baleia de mais ou menos 20 metros no Quai de la Tournelle, que fica bem ao lado da Cathédrale de Notre Dame de Paris.

E agora José? Calma amigos. De fato, parece muito uma baleia de verdade, porém se trata apenas de uma obra de arte realizada pelos artistas belgas Captain Boomer Collective. Quando você chega perto do animal você pode sentir a agua salgada e pode ver as gotas de sangue que ainda estão coladas ao longo da mandíbula. Sem duvidas, é uma verdadeira obra de arte, que engana muito bem a todos.

Um perimetro de segurança foi instalado para manter os curiosos a distancia e permitir aos experts de examinar o cadaver. Parisienses e turistas tiram muitas fotos e fazem muitos videos do cetáceo encalhado e não duvidam a nenhum instante que é de mentira, que é apenas uma obra de arte.

O animal, apesar de seu impressionante realismo, é uma obra de arte feita de plástico, realizada pelo grupo belga: Captaion Boomer , fundado em 2007, um grupo de artistas ecologistas.

Na França, o comité ja tinha feita uma experiência o ano passado, na cidade de Rennes. Eles tentaram a experiência também por toda a Europa, Londres, Scheveningen (Pays-Bas), Valence (Espanha), etc.

O objetivo do grupo de artistas ecologistas é jogar com a fronteira entre a ficção e a realidade e deixar as pessoas intrigadas, deixar as pessoas surpresas, de fato é uma maneira artística de sensibilizar com o meio ambiente, explica Ban Van Peel, fundador do Captain Boomer.

Essas esculturas super realistas são como uma imensa metáfora do disfuncionamento do nosso sistema écologico. As pessoas sentem que a ligação delas com a natureza esta perturbada.

A escolha de Paris não foi por acaso – “Paris é uma cidade simbólica. Esse ano nos não poderíamos fazer fora daqui: Paris é as vezes o coração da Europa, uma cidade cultural importante, mas também e principalmente é a capital que mais investe nas questões ambientais e ecológicas, acrescenta Ban Van Peel.

A obra de arte estará disponivel durante 3 dias sobre o Quai de la Tournelle antes de sair para uma nova cidade europeia. Em todo o caso, os membros do grupo belga podem ficar muito satisfeitos, pois a sua “farsa” artística funcionou bem melhor do que eles esperavam.


Ganhe tempo evitando as filas enormes, compre aqui o seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas de Paris. Você vai receber o seu ingresso diretamente por email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *